[INTERMEDIATE INSTALLATION DEVICES: PERFORMER AND PUBLIC AS MEANING GENERATORS] ABSTRACT by Isabel Maria Dos

DISPOSITIVOS DE INSTALAÇÃO INTERMEDIA: PERFORMER E PÚBLICO PARTICIPANTE ENQUANTO GERADORES DE SENTIDO / INTERMEDIATE INSTALLATION DEVICES: PERFORMER AND PUBLIC AS MEANING GENERATORS

Isabel Maria Pereira dos Santos (aka Isabel Maria Dos)

isabelmariados@gmail.com

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Estudos Artísticos: Estudos Teatrais e Performativos.

RESUMO: Com um dos dispositivos da série de trabalhos do projeto de criação artística Paisagens Neurológicas, a título de exemplo, a obra de nome “Resíduos de Amor e da Espécie Humana” – instalação com recurso a interfaces, à imagiologia médica, realidade aumentada, vídeo mapping, a objetos reutilizados, a um aquário com um peixe vivo que interage e atua como um performer, como um bailarino, como um ator ou como o público participante, que desencadeia a ausência ou a revelação da imagem, criando a composição – gerando a obra final. Assim, pretendo demonstrar de que forma pode este conceito que criei (a partir da observação e de experiências com animais – peixes vivos) gerar ambientes performativos de transformação e desconstrução do lugar de cena em tempo real. Desconstrução essa que se opera mediada por ato(s) performativo(s), com ou sem movimento(s), sendo a instalação intermedia menos ou mais imersiva, o objecto de ambiente estético performativo, um dispositivo interativo autónomo ou ainda uma proposta experimental, maquete ou ponto de partida tecnológico transdisciplinar para outros cenários interativos.

Palavras-chave: arte interativa; instalação-performance intermedia; dispositivos; conceito; público participante;

ABSTRACT: Along with one of the devices belonging to the body of work of the artistic creativity project Neurological Landscapes, the artistic work Waste Of Love And Of The Human Species by way of example – installation using interfaces, medical imaging, augmented reality, video mapping, reused objects, an aquarium with a living fish interacting and acting as a performer, a dancer, an actor, or the participating public that triggers the image absence or its revealing, creating the composition – generating the final artistic work. The author intends to demonstrate how this concept created from the observation and experiences with living fish can generate performing environments for the transformation and deconstruction of the real-time scene. That deconstruction takes place mediated by (a) performing act(s), with or without movement, the intermediate installation being more or less immersive, the object of performing-aesthetic environment, an autonomous interactive device or, furthermore, an experimental proposal, model or technological and trans-disciplinary starting point to reach other interactive scenarios.

Keywords: interactive art; installation-intermediate performance; devices; concept; participating public.

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